sábado, 10 de outubro de 2015

                                                       Fernanda Brum e Liz Lanne

Análise e Extensão Vocal: Liz Lanne

De início, Liz Lanne merece destaque pelo seu timbre bastante agradável, suave e bonito; daqueles que dá pra ouvir o dia inteiro. O que falar dos graves dela? Alguém já me falou da possibilidade dela ser contralto devido ao pequeno alcance em voz de peito e voz grave (que nem é tanto, acho uma voz doce e médio-aguda), mas não creio nesse fato por três motivos que estão ligados às notas baixas e ao timbre dela. A voz dela é leve e até mais clara que a de sua irmã Eyshila. Quando adolescente, era mais aguda; Atualmente, ao vivo, é mais escura. Mas isto é um fator normal. Afinal, conhecemos os milagres do estúdio, não no sentido negativo, claro, porque, como vimos, essa trouxe a música do berço.
Quanto aos graves, apesar do grande alcance, nem todos são tão brilhantes, volumosos e firmes, ao menos em estúdio (o que creio que se lá não o são, ao vivo também não serão, provavelmente). Não estou dizendo que seus graves não são bons, até porque toda sua extensão é muito boa (mesmo a voz de peito "limitada"), mas abaixo do Mi bemol 3, como um Ré 3 que ela faz na canção "A ultima palavra", já soa um pouco apagado. Certa vez ouvi que ela teria emitido um B♭2 num estúdio, bastante boa a nota, por sinal, mas como não há gravação, não posso afirmar com precisão acerca disto. Entretanto, não duvido da capacidade dela para atingir estes tipos de graves, já que constantemente fazia a harmonia grave do grupo Ellas, como na canção "Mergulhar", na qual está sua nota mais baixa demonstrada, um gravíssimo Lá 2 harmonizado.
Liz Lanne possui uma experiência musical muito vasta e técnica também, principalmente devido ao fato de ter participado de dois grupos Vocais, como falei anteriormente, ela costuma cantar na região mais grave, tendo bastante conhecimento sobre harmonias vocais, etc. Vale ainda ressaltar que, aos 17 anos, já integrava o Altos Louvores. Mesmo jovem, ela já mostrava todo seu estilo vocal e já emitia seus conhecidos agudos em Voz de Cabeça. E que agudos! Eles são sua marca registrada e sempre estão presentes nas canções do Voices e, mais recentemente, em seu álbum Glorifica - Ao vivo. Embora lá com menor frequência. A extensão pequena em voz de peito é recompensada com uma extensão monstruosa em voz de cabeça.
Na verdade, embora o mais alto que já ouvi em toda sua discografia, em voz de peito pura, seja um Ré 5, isso não quer dizer que ela não vá além desta nota. Também não constitui necessariamente um fator negativo. Apesar de nem todo mundo saber, o ideal para um cantor é utilizar voz de cabeça, que é a região natural para se "colocar" os agudos. Logo, Liz Lanne está corretíssima e cuidando de sua saúde vocal. Muitos utilizam voz mista/mixada para dar aquela potência a mais. Na minha humilde opinião, os agudos da Liz, como um Mi bemol 6 lírico que ela faz em "Para Sempre" , com o Voices, é muito mais bonito e destacado que uma nota mais "comum", como um Mi 5 de peito, por exemplo, o que já é um diferencial. Mas isso também dependerá do estilo a ser cantado.
Por falar na voz de cabeça desta jovem, ela e seu registro de apito são bastante desenvolvidos e até confundem os ouvidos de muitos por aí. 
 Fatores que podemos destacar na voz de cabeça e no whistle register dela são, especialmente, o vibrato e os ornamentos que executa, bem como a conexão perfeita que  realiza ao transitar do whistle pra voz de cabeça e pra voz de peito. Sempre as notas são emitidas com um vibrato ágil, bem controlado e uma respiração com um ótimo apoio. (como ela iniciando a musica PELO FOGO no DVD Acustico do Voices). Não é à toa que alcança um Fá sustenido 6 na sua voz plena, ou seja, voz de cabeça pura. Sua sexta oitava é muito bem manipulada. Ainda sobre o vibrato, mesmo quando está cantando em sua voz natural, a forma de emissão e execução de seu vibrato soa similar ao som de um vibrato de notas no registro de apito, o que confunde a muitos. Tal fator pode ser observado na canção "MEUS CÂNTAROS", que tem um Fá Soprano natural (Fá 6), mas que pode soar rapidamente como se fosse whistle. Contudo, pelo preenchimento da nota, nota-se que é voz de cabeça.


Em se tratando de suas performances ao vivo, ela não costuma mostrar muito seus agudos e tudo mais. Ao menos em sua carreira solo, nos vídeos que vi, ela cantou numa região mais mediana e, na única música que possui um "agudo extremo" ("Basta uma palavra" é a faixa da qual falo), ela o oitavou, fazendo um Fá 5 misto com prevalência de voz de cabeça, em umas três performances que vi da mesma. Uma delas foi numa Igreja do Rio de Janeiro. Há quem diga que num show ela fez este agudo e ainda estendeu para um Sol sustenido 6. Não há como saber a respeito, já que não existem gravações disponíveis de tal dia. De toda forma, não descarto a veracidade disto.
     O porquê de Liz não ter feito esses agudos ultimamente? Talvez mudança de estilo mesmo, não estava bem vocalmente nesses dias, para poupar a voz; não sei, mas uma coisa é certa: ela "se solta" mais para esse tipo de nota quando está fazendo backing vocal. Apresentações que comprovam isto são as nas quais ela emite um Mi 6 em voz de cabeça e um Sol 6 em registro de apito. Os agudos foram emitidos, respectivamente, em: ATÉ TOCAR O CÉU  e DEUS ESTÁ ME ENSINANDO (NA GRAVAÇÃO DO DVD DA EYSHILA E PRINCIPALMENTE MAS NÍTIDO NA CONSAGRAÇÃO). Enfim, Liz canta pra caramba! Resta-nos esperar as surpresas que esse novo cd dela, nos trará.

Curiosidades Liz Lanne

* Liz Lanne queria cursar Odontologia quando era mais jovem.
* O nome de Liz Lanne na identidade é "Lislane", Yvelise de Oliveira estudou alguns possíveis nomes artísticos, como Lyslayne, Lyslane e Lislaine, mas a própria Liz, pensou e decidiu ser Liz Lanne, mas nos autógrafos ela sempre escreve "Lislane"
* Liz Lanne já foi loira.
* Liz Lanne não iria participar do Grupo Voices, entrou a força no grupo, e depois do CD "Corações Gratos" iria sair do grupo, mas as outras integrantes insistiram muito e ela acabou ficando.
* Quando Jozyanne saiu do grupo Voices, Liz Lanne sugeriu a entrada de "Alda Célia" mas a mesma não aceitou.
* Liz Lanne já foi apaixonada pelo Emerson Pinheiro (marido da Fernanda Brum)
* Liz Lanne já declarou em uma entrevista que odeia gravar musicas românticas, nem sozinha, nem com o Voices.
* O nome da filha de Liz Lanne iria ser "Talita"
* Liz Lanne não gravou oficialmente as musicas "Vem nesse lugar", "Do outro lado", "Santo" e "Cante aleluia" com o Grupo Voices. Nas gravações Marina de Oliveira dobrava as voz em estudio.
*O nome do CD Glorifica da Liz Lanne iria ser primeiramente "Não vou desistir" depois "Tudo posso" e no dia da gravação ela mudou pra "Glorifica" assim, do nada.
*Liz Lanne que escolheu as roupas do CD De Fé em Fé da Rachel Malafaia e do CD Sobreviverei do Voices
* Liz Lanne tem algumas musicas compostas, mas nunca saíram do papel, ela já declarou em uma entrevista, que tem uma musica chamada "Amo tua Casa" somente a letra, e a melodia ia ser da Eyshila, mas nunca deu tempo dela passar essa musica pra sua irmã, sempre passa desapercebida.
* Liz Lanne já cantou "Vitória no Deserto" em sua igreja ADVEC RECREIO, o video foi postado, mas retirado do YOUTUBE no mesmo dia e ninguém conseguiu essa raridade.
* Liz Lanne foi quem elaborou (juntamente com Marina de Oliveira) a coreografia da Musica "Posso Confiar" do Voices
* A Nota mais alta ao vivo emitida por Liz Lanne foi na musica "Até Tocar o Céu" na consagração do CD ATÉ TOCAR O CÉU, Eyshila estava impossibilitada de cantar, e Liz Lanne assumiu a voz principal.
* Liz Lanne foi demitida da MK MUSIC, por causa do fim do Voices e pela saída de sua irmã Eyshila.
* Liz Lanne está separada.
A voz que Liz Lanne faz no Voices é a voz melodia juntamente com Marina de Oliveira, mas Liz Lanne já fez o grave em uma apresentação quando a Jozyanne e a Fernanda Brum faltaram, em trio, ela, Marina de Oliveira e Eyshila cantaram a musica "Tem Misericordia de mim"
Solteira, Liz Lanne começou a seguir o ator Malvino Salvador em uma rede social (instagram) será que seria um novo affair?
 O Novo CD de Liz Lanne (2015/2016) será produzido pelo produtor Marcio Carvalho, Marido da Cantora Pamela, que é sua amiga desde o tempo em que as duas faziam parte do Cast da gravadora MK MUSIC.

 CONFIRMADO! Liz Lanne está separada de seu marido, Cláudio, depois de 15 anos de casamento, Fim de contrato na MK MUSIC, Fim do Voices, Fim da Seven Liz, e também fim do seu casamento.

 A loja "Seven Liz" da Liz Lanne, fechou as portas, e ela novamente vai voltar a suas atividades musicais.
 Liz Lanne é Filha de Antonio Oliveira Neto e Maria Zulmira de Souza Oliveira, sua chegada ao mundo se deve a um milagre, fato ocorrido no final da decadá de 70, em Fortaleza (CE), quando sua irmã Eyshila tinha três anos de idade. A mãe de Eyshila, Wellingthom e Wesley (irmãos gêmeos), onze meses mais novos do que Eyshila, foi vitima de um achaque que a debilitou durante um ano.

Devido à enfermidade de Maria Zulmira, os irmãos Eyshila, Wellingthom e Wesley ficaram um ano sem vê-la. Conseqüentemente, toda família acreditou que Deus a levaria para o reino da glória, pois havia sido desenganada pelos médicos várias vezes. Assim, um milagre ocorreu: Maria Zulmira ficou curada e um ano depois engravidou, nascendo Liz Lanne.


 Após Liz completar um ano, e as coisas não estavam lá tão favoráveis, seus pais se mudaram para o estado do Rio de Janeiro, lugar onde o pai da cantora já havia morado antes de se casar com Maria Zulmira de Souza, época em que se converteu.

Eyshila cantou sete anos no Grupo Altos Louvores, convivendo com três formações diferentes. Quando estava para sair do Grupo indicou Liz Lanne e Jozyanne para darem continuidade ao trabalho. Liz que congrega na igreja Assembléia de Deus da Penha/RJ casou-se com Cláudio, nascendo dessa união, Maithê (14/06) em 2015 Liz se divorciou do seu marido.